Clannad ~After Story~ [Interpretação do final]

Orbs, Ushio, espaço-tempo, milagres… Clannad não era um romance fofo… com dangos!?
Pois é… também é! Isso mais uma vez prova como, realmente, ele tem o direito de ser um dos animes mais bem recomendados e adorados da última década.

Quando pensamos sobre o final do After Story, muita gente lembra dos FEELS e de chorar feito uma garotinha, mas ao parar para pensar sobre “o que diabos realmente aconteceu?” a resposta mais fácil seria dizer, “ah, foi o tal milagre lá” mas com certeza há mais por trás disso e pra isso que a fanbase está aqui! Solucionando os mistérios os quais você nem liga! Heh.
Como um bom fanboy, organizei o texto a seguir a partir da minha própria opinião e de outros sites (fonte no final), claro que você pode não concordar. Feedback sempre bem vindo!
Para facilitar, pense em um LOOP. Os que assistiram Haruhi talvez se lembrem do infâme “Endless Eight”, é mais ou menos a mesma ideia… Só que sem a Mikuru.
Ou, talvez mais facil até, pode-se pensar no loop de Higurashi. Também, o mesmo esquema.

Antes da timeline, algumas considerações importantes:
-Para essa interpretação, estamos dando como FATO/DOGMA (inquestionável) que o Ilusionary World (abreviado: IW) SEMPRE existiu. Como explicado pela Miyazawa é uma lenda antiga da cidade, então ninguém sabe quando ele apareceu pela primeira vez, mas se há uma lenda, significa que há histórias sobre ele faz algum tempo.
O que ele seria: Como metafóricamente explicado no Ep. 22 (final) do After Story, é a “mente” da cidade. Seria uma dimensão alternativa onde os desejos e sentimentos dos moradores PODEM OU NÃO se converter em milagres.

-Os “Orbs” são materializações dos sentimentos e desejos dos moradores. Isso é melhor desenvolvido na Visual Novel, o anime deixou meio de lado a explicação.
A lenda, segundo a Miyazawa, diz que aquele que “coletar” orbs, teria um desejo realizado.

-Não há noção TEMPORAL no Ilusionary World. O que significa que ele não está “incluso” entre evento X e evento Y. Sua dimensão é PARALELA mas ao mesmo tempo ATEMPORAL ao do mundo de Clannad.
Isso se baseia na explicação, primeiramente, dos pais da Kotomi e, posteriormente, dela mesma, sobre sua teoria.

-A história do anime NÃO É o primeiro LOOP. É provável que seja o SEGUNDO, mas pode muito bem ser o 3º, 4º, 5º…
Isso se comprova na timeline e na explicação à seguir.

-“A cidade” vamos considerar como uma ENTIDADE capaz de realizar feitos e milagres.
Isso é a ideia que o anime pretende passar, como explicado no monologo da Nagisa no último ep.

 

TIMELINE:
00)
Nagisa quase morre. Akio leva ela até a colina e pede para que ela seja salva.
A “cidade” atende seu pedido, usando varios orbs do IW para salva-la. Com isso ela fica presa ao IW em uma forma de simbiose, sendo preciso os orbs para mante-la viva.
01)
Tomoya e Nagisa se conhecem, se aproximam e se apaixonam.
Eles POSSIVELMENTE (suposição) não passam por nenhum dos eventos do anime, tais como ajudando a Miyazawa com as gangues, Tomoyo, Kotomi, etc.
Por outro lado, POSSIVELMENTE eles se encontram com a Fuko. Dando importancia pro seu personagem, sendo que ela se lembra deles mesmo eles não se lembrando dela.
02)
Nagisa engravida. Morre no parto. Ushio vive.
Isso se da pelo fato que os orbs do IW que mantiveram a Nagisa viva até agora não são suficientes para manter DUAS vidas, portanto Nagisa morre e a Ushio herda seu fardo.
03)
5 anos depois. Ushio morre. Mas sua conecção com o IW permanece, herdado de sua mãe, então sua alma/desejos/sentimentos são enviados para o IW como um avatar (a garota).
Ela passa a habitar o IW.
04)
Em determinado momento após a morte da Ushio. Tomoya morre. Provavelmente de desgosto com a vida. Suicidio(?)
Ushio, que agora habita o IW usa os orbs para trazer a alma/desejos/sentimentos do Tomoya para o IW junto com ela.
05)
Tomoya chega no IW em forma de “orb”. A garota (Ushio) constroi o robo para abrigar esse orb e dar “corpo” a ele.
Note que, o anime CLARAMENTE mostra que a garota NÃO tem a consciência da Ushio, ela não sabe quem o Tomoya é, ENTRETANTO, como ela possui a alma/desejos/sentimentos da Ushio, ela sabe que ele [quote do anime:] “há muito tempo atrás, ou em um futuro distante” foi alguem importante para ela, portanto ela constroi o robo.
Isso CONFIRMA que o robo e a garota passam a existir DEPOIS do pontos 00 à 04 pois caso contrário a Ushio não teria esses sentimentos pelo Tomoya.
NOTE: Por quê um robo? Lembre-se que o primeiro presente do Tomoya para a Ushio, e o que reatou a relação deles, foi um robo!! Isso é prova também que o anime se trata de fato de um LOOP.
06)
Com os orbs e o poder do IW, Ushio… interprete como preferir:
(A) Reseta o tempo/espaço de volta para quando Tomoya conheceu a Nagisa;
(B) Manda o Tomoya de volta no tempo para quando ele conheceu a Nagisa;
(C) Cria um novo universo começando na colina onde o Tomoya conheceu a Nagisa;

Ela faz isso para que ele possa coletar orbs suficientes para reverter a situação atual. Ou seja, salvar tanto a Ushio quanto a Nagisa.
07)
Começa o anime.
É incerto quantas vezes o mesmo LOOP se repetiu, mas todas as vezes ele retornou à cena da colina e TODAS as vezes o Tomoya decidiu continuar.
Note a importancia dessa cena: Ele poderia ficar com a ideia de “seria melhor nunca ter nos conhecido” ou gritar o “NAGISAAA!!” e tentar tudo denovo.
Ele escolheu o segundo.
08)
Timeline do anime. Tomoya e Nagisa se conhecem, se aproximam e se apaixonam.
Tomoya subconscientemente começa a coletar os orbs com cada pessoa que ajuda.
Sua consciência está partilhada com o robo, mas nenhum dos dois tem conhecimento pleno disso. O Tomoya só tem sonhos e flashes do IW e o robo tem lembranças.
Um só pode “ver” o outro mundo (e vice versa) quando está dormindo ou perde a consciência.
NOTE: Isso é explicito pelo anime em diversas ocasiões. A Nagisa também consegue ter essas visões e lembranças devido à sua conexão com o IW.
09)
Nagisa da a luz à Ushio.
Entretanto, Tomoya não tinha coletado orbs suficientes então a Nagisa morre mas a Ushio vive.
O “contrato” da Ushio com o IW se mantem.
10)
Continua a timeline do anime. Tomoya após 5 anos viaja com a Ushio.
Reconcilia-se com seu pai, e com isso COLETA O ÚLTIMO ORB.
Agora ele possuia todos os orbs necessários, ou se preferir: “mais um para só mais um milagre”.
11)
Ushio passa mal.
ENTRETANTO, não porque ela ia de fato morrer igual a Nagisa ou igual os loops anteriores, muito menos porque faltavam orbs, mas porque o “milagre” estava prestes a acontecer.
Tomoya tinha coletado todos os orbs. E a única forma de ele voltar ao IW e realizar o “milagre” era se tanto ele quanto a Ushio ficassem inconscientes no mundo de Clannad = morressem.
12)
Neve.
NOTE: As estações (Outono, inverno, etc) do IW são equivalentes, ou melhor, REPRESENTAM o que a Ushio vivenciou/vivencia do mundo enquanto viveu/vive. -Lembre-se da atemporalidade do IW-
Por isso não há verão no IW, muito menos animais ou coisas que uma criança não teria condições de compreender.
O fato de nevar nos dois mundos proximo do fim é uma evidência disso.
13)
Ushio morre (na neve) no mundo de Clannad. Acorda na neve no IW.
[quote do ep. 25] “Eu tive um sonho, quer ouvir? Era sobre eu, você e um mundo distante mas também muito proximo”
Nisso ocorre a união da sua alma/desejos/sentimentos que estavam na garota com sua consciência, e ela compreende tudo.
Tomoya desmaia/morre no mundo de Clannad. Consegue agora se comunicar com a garota no IW.
14)
“Sayonara, papa”
Com todas as orbs, o milagre está completo. Tomoya desaparece do IW, assim como a consciência+alma/desejos/sentimentos da Ushio e seu avatar.
O contrato da Nagisa com o IW, herdado pela Ushio agora tem fim, e o IW volta a ser somente uma dimensão que armazena desejos/sentimentos.
15)
A cena da colina a seguir é simbólica, representa o Tomoya pela última vez, escolhendo viver tudo denovo, ele corre atrás da Nagisa e grita por ela.
Ele vive tudo denovo (simplificado no anime pela cena com a luz percorrendo varias partes da cidade. Ep.22, 8:31) até o momento em que a Nagisa da a luz à Ushio.
16)
O LOOP tem fim, e as orbs do milagre retornam ao IW após o nascimento da Ushio. Tanto ela quanto a Nagisa saudaveis.
Epilogo.
Happy ending.

FIM.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sobre o pós-epílogo:
A cena com a Fuko no final, depois do epilogo e do tradicional logo “CLANNAD” não deve ser levada à serio. Foi infelicidade da KyoAni coloca-la alí e isso confunde muita gente ainda.
Na realidade, aquela cena é original do jogo (VisualNovel) onde, depois de terminada a história, servia como um “comical relief” para dar uma aliviada nos sentimentos e no DRAMA que foi construído até alí. Basicamente um mood-killer.
Na VN, a Fuko aparece na tela da mesma forma que brotava nos eps anteriores, com aquela frase de “starfish blablabla!”.
Além disso, no original da VN, os ultimos segundos, em que a Fuko está na floresta (que virou a ser parte da abertura) nunca aparecia a Ushio (com seu uniforme de escola) embaixo da àrvore como apareceu no anime, somente a garota do IW.
Sua frase de “it’s a cute scent” faz referência ao fato dela ter fragmentos de memória tanto o Tomoya & Nagisa quanto da Ushio. E a “the fun has just begun” é simplesmente uma forma simplificada de confirmar o final feliz.

Sobre o Recap:
Para dar MAIS uma confirmação aos fãs mais desconfiados, no recap tb temos uma cena com tanto a Fuko quanto a Ushio dormindo embaixo da àrvore com o Tomoya ao lado. A Nagisa os chama no final, provando que sim, de fato recebemos um final feliz e ninguém alí morreu.
…exceto os pobres coitados na primeira temporada. Huh.

Notas Adicionais:
-A importância (negligenciada) da Ushio:
Shio-chan é a “criança do milagre”. Simples e francamente, seria isso. Ela ñ era pra nascer, e nasceu.
O interessante é que a história mistura conceitos realistas com o lado místico, e o lado místico vence no final.
A Ushio é quem torna tudo possível e ironicamente, isso ta escancarrado nas duas openings.
Na primeira abertura (MagMel) e no segundo ending theme (Torch). Ou seja, nas sequences que abrem e fecham o anime.
Quem é o personagem de destaque? Shio-chan!!
Enquanto Dango Daikazoku foca na familia e Toki Wo Kizamu Uta na Nagisa e no Tomoya. Basicamente as OPs e EDs narram a história inteira!

-Moral que o anime quer passar e a interpretação simbólica da TIMELINE:
Cada um de nós tem nosso próprio “mundo” interior que, simbolicamente, representa as ambições, desejos, sentimentos, que todos temos. Quando a Nagisa morre, o mundo do Tomoya desmorona, pra ele a vida acabou. Por isso o IW é representado e descrito tantas vezes como um “lugar onde não há vida”.
Note que começa a aparecer vida novamente pelo IW (aqueles carneirinhos), proximo do final, quando o Tomoya e a Ushio se reconciliam, ou seja, a vida dele começa a ter um propósito novamente, ter sentido novamente.
Por fim, aquele mundo é destruído no final porque ele não é mais sem vida e solitário. É um mundo novo pro Tomoya. A partir do momento que a Nagisa e a Ushio estão bem, nada + importa pra ele. As pessoas que ele mais ama estão junto com ele novamente.

-Se quiser uma explicação física para a existencia do IW:
O Ilu. World não é uma entidade fisica, e sim uma PROJEÇÃO (ver: Teoria Do Universo Em Branas. Do inglês: “Brane” de “membrane”).
Existe a ideia que nós e toda a materia não passa de uma projeção em branas (folhas, tiras), portanto tudo que conhecemos é somente resultado de uma unica perspectiva, e podem existir outras coisas comums e simultaneas à nós, mas que não podemos observar pois estamos presos em um lugar com um campo de visão limitado.
De acordo com a famosa (mas mal interpretada) teoria das cordas quanticas, existem 11 dimensões diferentes, sendo que da 4 até 11 são tão microscopicas que não temos como observar (menor que uma unidade de plank). Entretanto, algo do tamanho dessas dimensões poderia transitar entre elas, e apesar de parecer estar exatamente no mesmo espaço que nós, estaria em um completamente diferente. Essa é a ideia do Illu. World.
Ele pode ser simplesmente uma “micro” dimensão em uma escala MUITO, mas MUITO mais rapida que a nossa, indo para “frente e tras” no tempo, pois dentro dessa dimensão micro, ele poderia se deslocar em varios sentidos, sem parecer que saiu do lugar pra nós.

Ainda não se descarta a ideia que eles simplesmente jogaram as histórias lá e a gnt fica procurando um sentido, quando realmente não há.
Mas confio bastante nessa timeline.

Fontes e links interessantes:
AnimeSuki – Clannad Ending – Discussion and Interpretation Thread [Spoilers Aplenty]
SankakuComplex – Clannad’s Storyline Explained

Advertisements

17 comments

  1. Bela explicação! Organizada, detalhada e ótima pra mim pessoalmente que precisava ordenar toda a informação do anime. Muito Obrigado, ótimo trabalho.

    Like

  2. Muito Legal! Esclareceu bastante, belo trabalho!
    Agora aquele episódio extra número 3 ou o 25 na ordem, em que ele namora as gêmeas ficou bem viajado… Pra min terminou no 22 e se aproveita até o 24. O 25 só criou bagunça na cronologia já que rola uma situação que sequer é percebida em outros episódios… Ao menos eu não percebi. Vlw!

    Like

      1. Ah sim é isto mesmo! Acabei escrevendo esse comentário antes de perceber que são 2 volumes: Clannad e Clannad: After History ao assistir o Clannad fez sendido os OVAs se acontecer com mais alguém provavelmente o bizonho fez o mesmo kkkkk
        Vlwzão o esclarecimento 😃
        De qualquer maneira não recomendo os OVAs 😈 kkk
        Mas o anime certamente acrescenta um ponto de vista, capaz de mudar, ao menos por um breve instante, a forma de agir ou pensar | conceitos e valores
        Um dos melhores!!!

        Like

  3. Esse post é bem equivocado. O anime já foi feito com final finalizado. Se pode criar um resumo de um obra sem concluir a obra? O autor da história foi genial, porém o que envolve muito na história são contextos religiosos da própria cultura japonesa. São filosofias e pragmáticas na cultura japonesa que influência o anime e preenche as histórias.

    Like

    1. Mas eu não estou de forma alguma negando essas características. Pelo contrário!

      Acredito que uma das melhores jogadas da KyoAni foi ter trazido para sua adaptação mais esse lado do romance da história e toda a mensagem de “o valor da família/amigos”. Enquanto a VN foi mais fiel à progressão logica dos eventos, detalhando toda essa parte dos Orbs e do IW.
      Os detalhes e influências culturais estão inseridos em ambas as mídias (anime e VN) porém, somente com o contudo da VN é possível explicar com detalhes esse final.
      O post é um simples “resumão” do mesmo, organizado com info de ambas versões.

      É possivel ver o final do anime como simplesmente “magica” ou, realmente, “um milagre”. Mas há mais por tras disso :)

      Like

  4. Acho muito difícil terem colocado esses elementos de forma jogada. Para que isso fosse aplicado, eles precisaram estudar os conceitos físicos existentes nas supostas “dimensões paralelas”, além de ler sobre conceitos e teorias da psicologia humana e assim poder concretizar e construir a trama inteira do anime. Algumas pessoas acharam forçado ter que “matar” a Ushio para no IW realizar o desejo e resetar o anime para salvar a Ushio, Nagisa e Tomoya e assim colocar um final feliz na cara do telespectador. Se não existisse o conceito sobrenatural já no começo da saga “Clannad”, eu até concordaria e desejaria que o Tomoya superasse a morte da Nagisa e criasse a filha sozinho, ou com a Kyou, formando assim uma nova família e sendo felizes depois de tudo. Mas como não se pode voltar na trama, foi necessário e justo a aplicação do desejo mágico no anime.

    Liked by 1 person

    1. Concordo com você!O final foi bom e feliz, quem não gostaria? Mas se não tivesse a presença do “mágico” desde o começo da série, eu gostaria de ver o Tomoya criando a Ushio, talvez com a Kyou ou a Fuuka, e eles seguiriam em frente como nova familia e uma nova felicidade. Estaria bem satisfeito com um final assim.

      Like

  5. Ótima explicação, não tinha entendido muito bem aquele final mas agora tudo ficou mais claro,e que final,chorei todos os últimos episódios a partir da morte da nagisa na hora do parto, o melhor anime de drama/romance que já assisti na minha vida!

    Like

  6. Adorei a explicação. Muitas delas bateram com o que interpretei, então fico feliz em não ser o único em “pensar demais” ao ver esse anime.

    Like

  7. Obrigado por esse texto, assisti o anime e até o momento da morte de Ushio tava indo bem (sem entender o fator do outro mundo e o robo) mas quando terminei e procurei a historia consegui entender por completo agora.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s